A principal vantagem para os contribuintes da Previdência são os benefícios do INSS em 2024. Porém, ainda existem muitas dúvidas a seu respeito. Confira aqui quais são esses benefícios, quem tem direito e como fazer para recebê-los!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Benefícios do INSS em 2024
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) constitui um dos principais programas sociais do Brasil. Dito isso, sua principal função é conceder uma série de benefícios aos trabalhadores brasileiros.
Cada um desses benefícios possui regras específicas que ditam a quem eles se destinam e sob quais circunstâncias essas pessoas têm direito.
Juntando isso com a variedade de benefícios existentes, diversos cidadãos acabam ficando confusos.
Pensando nisso, neste artigo reunimos uma lista com os principais benefícios do INSS em 2024. Dê uma conferida nas regras e veja a quais você têm direito!
Quais os benefícios do INSS em 2024?
De forma geral, é possível distribuir os benefícios dos INSS em 5 grandes grupos, dependendo da finalidade de cada um deles. Confira abaixo quais são esses grupos e os benefícios que neles se encontram!
Benefícios de aposentadoria no INSS em 2024
O primeiro desses grupos é um dos mais importantes para os trabalhadores. O grupo das aposentadorias, como o nome indica, inclui as modalidades de aposentadorias disponíveis.
No geral, elas são a Aposentadoria por idade, Aposentadoria por invalidez e Aposentadoria por tempo de contribuição. Seu objetivo é garantir uma renda mensal, geralmente vitalícia, para pessoas que cumprem seus requisitos.
Mas, as regras de cada modalidade são diferentes e elas também mudam dependendo da pessoa — por exemplo, a Aposentadoria por idade é diferente da Aposentadoria por idade da pessoa com deficiência.
Além disso, existem variações para essas modalidades dependendo de quando a pessoa começou a contribuir e quando ela cumpriu os requisitos para a aposentadoria — antes ou depois da Reforma da Previdência.
Auxílios do INSS
Diferente das aposentadorias, os auxílios são pagamentos temporários destinados a segurados infligidos com certas condições. Os mais conhecidos são o Auxílio-doença e o Auxílio-acidente.
O primeiro é pago quando a pessoa ficar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos, o segundo diz respeito a pessoas com sequelas permanentes devido a um acidente de trabalho ou doença ocupacional.
Mas também existe o Auxílio-reclusão, destinado aos dependentes de segurados presos.
Pensão por morte INSS
A terceira categoria é a Pensão por morte, um benefício que o INSS garante a dependentes de um trabalhador que morreu.
Nesse caso, para receber a pensão os dependentes devem comprovar a morte do segurado e que sua qualidade de dependência com o falecido. Além disso, é necessário comprovar que a pessoa morta contribuía com a previdência.
Salário-maternidade
A última categoria deste artigo é o Salário-maternidade. Esse é um benefício para à segurada na condição de gestante, que tenha abortado (desde que não seja criminoso) ou que tenha adotado uma criança.
Benefício Assistencial
Mas nem todos os benefícios do INSS vão para os trabalhadores. O instituto também tem qualidade assistencial e em parceria com o Governo Federal auxilia pessoas necessitadas por todo o país.
Isso acontece através do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), um benefício para pessoas na condição de idoso com mais de 65 anos ou PCD sem condições de prover para sua subsistência.
Quem tem direito aos benefícios do INSS em 2024?
De forma geral, todos os trabalhadores brasileiros têm direito aos benefícios do INSS, desde que contribuam com a previdência. Além disso, existe o BPC/LOAS, onde não é necessário contribuir para ser beneficiado.
Assim sendo, para ter direito a determinado benefício é preciso estar com suas contribuições em dia, além de cumprir com as regras dele — lembrando que cada um tem seus próprios requisitos.
Como receber os benefícios do INSS em 2024?
Uma vez que a pessoa vira um beneficiário do INSS, ela passa a receber os pagamentos em uma agência bancária próxima de onde mora.
Esse processo é automático e o INSS escolhe o banco conforme as regras que estabeleceu com as diferentes instituições financeiras.
Por fim, é possível solicitar a alteração da instituição na qual recebe o benefício a partir do segundo pagamento, como o INSS descreve neste post!