Tabela INSS para Contribuinte Individual: Veja valores e prazos

Você sabe como analisar a Tabela INSS para Contribuinte Individual? Esse recurso é utilizado para que o contribuinte compreenda o que irá receber, como é realizado o cálculo dos valores que aposentados e pensionistas irão receber. Portanto, confira abaixo a Tabela INSS para Contribuinte Individual e confira tudo.

Tabela INSS para Contribuinte Individual
Fonte: Reprodução/Freepik

Tabela INSS para Contribuinte Individual

Após a aprovação das reformas da Previdência, a nova sistemática de cálculo e o novo calendário de pagamentos do INSS para 2024 foram atualizados e já estão em vigor. Sempre no segundo segundo semestre do ano anterior, há alterações.

Antes de continuar, observe que até 2021, cada graduação tem uma taxa fixa e única que varia de 8% a 11%. A partir do ano de 2021, a mesa vai prestar contas progressivamente, com aumento dos salários.

Assim, sempre que há alteração, a folha de pagamento dos aposentados e pensionistas pelo INSS também é atualizada, sempre para garantir recebimento maior. Pela lei, não pode haver redução nas aposentadorias.

Tabela INSS para Contribuinte Individual
Fonte: Reprodução/Freepik

Portanto, pensando nas atualizações salariais e de pensões, o recálculo inclui também o limite de contribuição, que é de R$ 7.507,49 para o ano de 2023. Ou seja, as atualizações também seguem o teto mínimo e máximo.

O formulário do INSS, documento necessário para os novos aposentados e pensionistas, passa por alterações através das Portarias Ministeriais. Em 2024, segue-se a portaria do mesmo ano.

Clique aqui e confira os benefícios do INSS 2024.


Contribuindo através da tabela

Cada contribuinte paga um valor! Essa informação deve ser a primeira que todo contribuinte deve ter em mente. Os valores alteram-se de acordo com a realidade financeira e profissional do futuro aposentado.

Se você for empregado, o contratante é responsável por honrar a folha de pagamento e descontar a contribuição direta do seu salário. Assim, o desconto é realizado direto na folha de pagamento, e o contribuinte não precisa o realizar por fora.

Tabela INSS para Contribuinte Individual
Fonte: Reprodução/Freepik

Se você for empresário e não trabalha com carteira assinada, sua contribuição será feita por meio de pró-labore e o valor do INSS, semelhante à CLT, também será descontado do seu salário, caso assim opte.

Consulta online

Consulta INSS 2024

Consultar benefício e pedido (Passo a Passo).

Os trabalhadores independentes e potenciais segurados, também conhecido como autônomos, devem inscrever-se na Segurança Social e criar os seus próprios cartões de pagamento.

Assim, se você deseja contribuir com o INSS por meio de um CNPJ, como autônomo ou microempreendedor individual, a Tabela INSS possui um artigo específico sobre isso. Acesse através do link e boa leitura.

Valores e Prazos

Cada contribuinte realiza um valor. No entanto, esse valor é calculado através do percentual estipulado pela Previdência, sobre o que chamamos de salário de contribuição,  ou seja, o valor que é e deverá ser pago pelo solicitante.

Tabela INSS para Contribuinte Individual
Fonte: Reprodução/Freepik

O salário base é o próprio salário que o contribuinte recebe e o que está registrado na própria carteira e no contrato CLT. Assim, será a remuneração do trabalhador, para empresários é o pró-labore e para autônomos.

Portanto, o salário de contribuição é o valor total recebido durante o período de trabalho, o período de duração do contrato de trabalho. Além disso, corre enquanto o empregado estiver na empresa, ou seguir o trabalho autônomo e empresarial.

Direitos Previdenciários INSS: Conheça os seus! (ATUALIZADO).

Além das pessoas mencionadas acima, há os contribuintes facultativos, ou seja, pessoas não registradas ou não trabalham e, assim, decidem contribuir com o INSS para receber a aposentadoria próximo da velhice.

Portanto, o próprio contribuinte escolhe um valor de contribuição entre o salário mínimo de R$ 1.320,00 e o teto de contribuição do INSS, de $ 7.507,49. Neste caso, donas de casa poderão contribuir, por exemplo.

Assim, lembre-se, portanto, que as alíquotas, ou seja, os percentuais de pagamento, calculados sobre os valores salariais, são variáveis, pois consideram as situações subjetivas e pessoais de cada brasileiro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Maurício Silva
Maurício é um redator especialista em benefícios do INSS, e com isso, é produtor de conteúdo com mais de 6 anos de experiência com foco na área de notícias relacionadas a benefícios e finanças. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Tabela INSS 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.