Direitos INSS para Pessoas com Depressão 2024 (Benefícios)

Hoje em dia, entender o que são e como funcionam os direitos INSS para pessoas com depressão 2024 é algo muito importante. Neste artigo abordaremos esse assunto e traremos várias informações úteis sobre os direitos e benefícios de pessoas que se encontram com esse quadro!

Mulher com depressão sentada no sofá
Imagem: Freepik

Direitos INSS para pessoas com depressão 2024

Ao se tornar um segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o trabalhador garante diversos benefícios, desde que faça suas contribuições corretamente.

Dito isso, uma boa parte desses benefícios é concedida na forma de um seguro, em situações onde o contribuinte se encontra incapacitado de exercer suas funções.

As mais comuns são acidentes e doenças que incapacitam o trabalhador de forma temporária ou permanente.

E dentre todos eles, os direitos INSS para pessoas com depressão 2024 estão entre os que mais deixam as pessoas confusas!

Homem segurando dinheiro do 14° Salário do INSS 2024

Auxílio Doença INSS 2024

Valor, Quem tem Direito, Solicitar.

Quem sofre de depressão tem direito a algum benefício?

A ansiedade e depressão estão entre os problemas de ordem psicológica mais graves que afetam os trabalhadores brasileiros.

Assim sendo, a Previdência Social tem a obrigação de amparar os trabalhadores quando eles se encontram incapacitados de realizar suas atividades devido à alguma doença do tipo.

Homem com ansiedade com dúvidas sobre os direitos INSS para pessoas com depressão em 2024
Imagem: Freepik

Neste sentido, existem dois benefícios específicos que o INSS pode liberar quando constata que uma pessoa tem depressão.


Quais os direitos INSS para pessoas com depressão em 2024?

O primeiro deles é o Auxílio-doença, liberado sob a condição de que o trabalhador deve se afastar temporariamente do trabalho. Nesse caso, o segurado precisa ter carência de 12 contribuições e estar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias.

O segundo é a Aposentadoria por invalidez, quando a perícia médica determina que o quadro do transtorno está na ordem de alienação mental grave. Aqui, o único requisito é que a pessoa esteja na condição de segurado, uma vez que não exige tempo mínimo de carência.

Além dos dois acima, alguns casos de depressão podem enquadrar a pessoa como BPC/LOAS, já que ela pode ser considerada deficiente. Por isso, é bom se atentar às regras. 


Quanto tempo a pessoa pode ficar afastada pelo INSS por depressão?

O INSS concede o auxílio-doença como forma de amparar a pessoa enquanto esta se trata da sua condição temporária. Dito isso, a expectativa é que ela volte a trabalhar dentro do período recomendado de 90 dias.

Mas esse tempo pode ser bem maior e a pessoa deve solicitar a prorrogação dos benefícios caso ainda não esteja em condições de voltar a trabalhar ao final do período dado pelo INSS.

Mulher tendo ataque de ansiedade no trabalho
Imagem de Yanalya no Freepik

Inclusive, é possível abrir uma ação contra o órgão e recorrer, caso ele negue o pedido, mas você terá que comprovar que ainda tem direito.

Dito isso, não existe um limite para o tempo que a pessoa pode ficar afastada do trabalho. O que significa que pode durar por anos.

Aposentadoria por invalidez

Caso seja constatado que a sua condição é de incapacidade permanente, você pode procurar a aposentadoria por invalidez.

Obviamente, você terá que comprovar não ter condições de exercer qualquer tipo de atividade (trabalho) permanentemente. O que é a mesma coisa de dizer que não se sabe quando você terá condições de trabalhar novamente,

Uma dica extra é que se a depressão for um resultado do seu trabalho, ainda é possível ser indenizado pelo empregador, movendo um processo.


Como solicitar os direitos INSS para pessoas com depressão em 2024?

Assim como outros benefícios, o cidadão deve solicitar os direitos INSS para pessoas com depressão 2024 no Meu INSS. Confira aqui como:

  1. Acesse o Meu INSS;
Direitos INSS para pessoas com depressão em 2024 no Meu INSS
Imagem: Reprodução / Meu INSS
  • Faça login com suas credenciais do portal Gov;
  • Clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”;
  • Escolha a opção adequada ao seu caso;
  • Siga as instruções.

É bom ter em mente que você terá que passar por uma perícia com o INSS, então é bom ter laudos e outros documentos comprobatórios em mãos. Também não se esqueça de falar sempre a verdade, sem exagerar sintomas, etc.

Mas você também precisará apresentar uma série de documentos, como Carteira de trabalho, RG, CPF e Comprovante de residência.

Por fim, como esse é um processo extremamente complicado, nossa recomendação é que você consulte um especialista em direitos previdenciários para te auxiliar desde o início.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Maurício Silva
Maurício é um redator especialista em benefícios do INSS, e com isso, é produtor de conteúdo com mais de 6 anos de experiência com foco na área de notícias relacionadas a benefícios e finanças. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Tabela INSS 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.