Embora muitas pessoas não saibam, é possível pagar o INSS por conta própria. O contribuinte, nesse caso, deve fazer isso como autônomo. Neste texto daremos mais informações sobre Como pagar os INSS 2024 e como contribuir de forma autônoma. Acompanhe a seguir.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Por que contribuir com o INSS?
O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social é um órgão de bastante importância para a vida dos brasileiros, pois, é através dele que os trabalhadores têm a oportunidade de darem entrada em sua aposentadoria e outros benefícios.
Entretanto, só tem direito à aposentadoria aquele contribuinte que mantém um vínculo direto com a Previdência Social e execute um pagamento mensal pré-determinado.
De modo geral, valor da contribuição ao INSS costuma ser descontado diretamente na folha de pagamento do trabalhador, porém, é preciso lembrar que nem todas as pessoas possuem vínculo empregatício. Nesses casos, é preciso que esses trabalhadores contribuam com o INSS por conta própria.
Abaixo, vamos explicar como você pode fazer isso para não perder a oportunidade de se aposentar no futuro.
Como pagar o INSS 2024 como autônomo?
Conforme já foi explicado acima, é possível fazer o pagamento de sua contribuição previdenciária mesmo sendo um trabalhador autônomo, empresário ou microempreendedor individual, por exemplo.
Para isso, é importante definir o tipo de contribuição que mais corresponda ao seu modo de trabalho.
Por exemplo, caso você não tenha um negócio aberto, pode escolher entre o Plano Normal ou o Plano Simplificado. Os valores de contribuição serão diferentes para cada plano.
No Plano Normal, você irá contribuir com o equivalente a 20% do salário mínimo do ano vigente. Já no Plano Simplificado, o trabalhador de menor renda contribuirá com o percentual de 5% a 11% de um salário mínimo.
Conforme esclarece o site oficial do INSS, o Plano Simplificado se aplica exclusivamente aos trabalhadores que estão na categoria de “Contribuinte Individual”, que trabalham por conta própria e não prestam serviço a nenhuma empresa. Também está autorizado à categoria “Facultativo”, que são as pessoas que não exercem atividade.
Vale lembrar que, por ser um plano de menor valor, ele não dá direito à aposentadoria por tempo de serviço, ou seja, o trabalhador precisará esperar atingir a idade correta para aposentar.
INSS Contribuinte Individual 2024
Tabela, Novo Valor e Como Contribuir.Entretanto, garante a possibilidade de se aposentar por invalidez além da pensão por morte aos familiares.
Em todos os casos, antes de iniciar a contribuição, é interessante que o trabalhador busque a orientação de um advogado ou contador que possa instruí-lo no processo, caso existam dúvidas.
Como contribuir para o INSS por conta própria?
Se você deseja iniciar sua contribuição com a Previdência Social depois de ter lido este texto, precisará acessar a Gui da Previdência Social, também conhecida como GPS, disponível na página oficial da Receita Federal que você acessa clicando aqui.
A guia pode ser paga diretamente no banco ou também nas casas lotéricas. Além disso, é possível fazer o pagamento via Internet Banking ou aplicativo do seu banco no celular.
Benefícios da contribuição ao INSS
Se você contribuir com o INSS de maneira autônoma, terá direito aos mesmos benefícios que os trabalhadores CLT possuem, como:
- Aposentadoria;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão por morte;
- Reabilitação profissional;
- Salário-família;
- Salário-maternidade.
Vale destacar ainda que todas essas informações de pagamentos também constarão no CNIS, o Cadastro Nacional de Informações Sociais, que mantém todos os registros da vida previdenciária dos contribuintes e indica quem está regular com seus pagamentos. Por isso, o CNIS é importante na hora de dar entrada em sua aposentadoria.
Abaixo, deixamos um vídeo informativo sobre a contribuição autônoma com o INSS.