Análise do INSS em 2024: Quanto Tempo Demora?

Uma das maiores dúvidas de quem está tentando conseguir um benefício é quanto tempo demora a análise do INSS em 2024. O órgão trabalha com prazos fixos para avaliar os requerimentos, mas eles são diferentes para cada tipo de requisição!

Mulher lendo documentos em um escritório
Imagem: Freepik

Análise do INSS em 2024

Sempre que uma pessoa busca algum dos seus direitos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ela se depara com uma mensagem indicando que o seu benefício está em análise.

Nesta etapa, o órgão vai conferir as provas e investigar as circunstâncias para ter certeza de que quem está fazendo a requisição realmente tem direito aquele benefício.

Mas você sabe até quanto tempo pode levar uma única análise do INSS em 2024? Neste artigo você vai conferir a resposta desta pergunta e outras informações importantes!


Como funciona a fila do INSS?

De uma maneira geral, existem duas filas de espera. Primeiramente, quando um cidadão faz um requerimento ao INSS, ele é colocado na fila inicial, onde deve esperar pela decisão.

Caso seu pedido seja recusado, ele tem direito a pedir uma revisão e se essa também tiver uma resposta negativa, o próximo passo é entrar com um recurso junto ao Conselho da Previdência.

Prédio da Previdência Social
Imagem: Reprodução / Gov

É nesse momento que ele se junta à segunda fila de espera. E segundo dados recentes do INSS, as duas filas somam mais de 3 milhões de processos aguardando uma resposta.

dinheiro

14° Salário do INSS 2024

Foi aprovado? Quem vai Receber?
Descubra!
Você permanecerá no site atual

Quanto tempo demora a análise do INSS em 2024

Desde 2021, o INSS fez um acordo com o MPF (Ministério Público Federal) com o intuito de regularizar os prazos para análise dos requerimentos.

Com a medida, o INSS substitui os prazos de até 30 dias que praticava nas análises — mas que raramente conseguia cumprir.

Mulher usando lupa para fazer uma análise profunda no requerimento do INSS
Imagem de Asier_relampagoestudio no Freepik

A partir de então, foram estabelecidos prazos diferentes para cada tipo de análise do INSS, como você pode ver abaixo:

  • 30 dias: salário-maternidade;
  • 45 dias: auxílio-doença e aposentadoria por invalidez;
  • 60 dias: auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte;
  • 90 dias: aposentadorias (excluindo por invalidez), BPC e benefício assistencial à pessoa com deficiência.

Mas é bom notar que esses prazos não são absolutos e caso algo de errado aconteça, uma simples solicitação ao INSS pode levar anos.


O que acontece depois da análise do INSS em 2024?

Se você solicitou um benefício e o INSS o aprovou, você receberá uma carta de concessão.

Além de informar a garantia do benefício, ele traz informações úteis, como o número do benefício, datas de concessão e diversos cálculos importantes.

Após receber a carta com o resultado positivo da análise do INSS, o benefício deve chegar a você no prazo mínimo de 45 dias.

Por outro lado, caso o benefício seja negado, você recebe a carta de indeferimento. Assim sendo, o aconselhado é procurar ajuda de uma advogado especialista no assunto e ver quais passos seguir daí em diante.


Como acompanhar o status do benefício?

Mas se você solicitou uma análise do INSS em 2024, deve estar ansioso para acompanhar o andamento do processo.

Felizmente, é muito fácil fazer isso, acessando o portal Meu INSS e seguindo estes passos:

  1. Acesse o Meu INSS;
Consultar análise do INSS em 2024
Imagem: Reprodução / Meu INSS
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Faça login com seu CPF e senha;
  • Clique em “Consultar Pedidos”.

Nesta página, você vai ver todos os seus processos em aberto e seus estados, que podem ser exigência, indeferido ou concedido.

Enquanto os dois últimos você já conheceu, o primeiro aparece quando o INSS percebe que tem alguma informação faltando.

Para dar continuidade a análise, é preciso seguir as indicações que vão chegar por carta, e-mail ou SMS e incluir os dados que faltam.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Maurício Silva
Maurício é um redator especialista em benefícios do INSS, e com isso, é produtor de conteúdo com mais de 6 anos de experiência com foco na área de notícias relacionadas a benefícios e finanças. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Tabela INSS 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.