Você sabe como consultar processos do INSS no Gov.br? As etapas são bem simples, mas muitos brasileiros se perdem quanto ao passo a passo e sobre quais informações precisam ser inseridas. Portanto, para te ajudar com esta tarefa, separamos um passo a passo perfeito.
Passo a passo de como consultar processos do INSS no Gov.br
O primeiro passo para realizar a consulta é ter certeza que você já possui uma conta ativa no site do Governo Federal. Portanto, caso não tenha, saiba que o processo de criação é bem rápido e simples.
Assim, basta acessar o meu.inss.gov.br e criar sua conta. Desta forma, o site irá solicitar dados como nome completo, data de nascimento, CPF e RG, endereços e outros dados importantes. img
O passo 2 é informar seus dados de login e senha. Assim, você poderá fazer apenas inserindo CPF e sua senha criada na hora de cadastro de sua conta. E em seguida, desta forma, você terá acesso aos seus dados e informações.
Para o passo 3, clique em “consultar pedidos” e, nos processos pendentes, verifique o status. Assim, no próprio site do INSS, você poderá consultar o andamento de seus processos.
No entanto, saiba que também é possível consultar essas e outras informações através do aplicativo Meu INSS. Portanto, o processo é até mais simples e rápido do que pela consulta na web. Confira abaixo o passo a passo:
- Abra o app Meu INSS em seu celular Android ou iOS;
- Informe seus dados de login (CPF e senha) da conta gov.br;
- No canto superior, clique nas 3 barras fixas;
- Em seguida, clique em “Consulta”.
Assim, você poderá consultar o andamento de seu processo pelo celular. O processo é simples. Pelo aplicativo facilita o acesso rápido às informações do processo do meu INSS.
Como saber se o meu processo do INSS foi aprovado?
Existem duas formas disponíveis para acompanhar o processo: ou pelo app, conforme mencionamos acima, pelo site web (passo a passo anterior), ou pela linha telefônica (135), disponível pelo Gov.br.
Para acesso pelo aplicativo do meu INSS ou site WEB, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse Meu INSS pelo site ou aplicativo para Android e iOS Clique em “Entrar com gov.br”
- Digite CPF e Senha e clique em “Entrar”
- Vá em “Consultar pedidos”
- Encontre o pedido e clique em “Detalhes”
- Leia as mensagens do processo para descobrir qual é a situação e se você precisa agir.
No entanto, caso você prefira ligar, o número é o 135. Assim, na ligação, o atendente solicitará algumas informações próprias do requerente e do processo, para se certificar de que a pessoa que está ligando é realmente a pessoa.
O INSS também se comunica ativamente com o segurado em determinadas situações. Se você forneceu seu endereço de e-mail no momento da inscrição, será notificado por este canal sempre que o status da sua inscrição mudar.
Portanto, caso você já tenha utilizado o aplicativo Meu INSS, receberá uma notificação em no próprio celular quando o status pela alteração do status, ou qualquer outra informação ou documento solicitado.
Uma das razões mais importantes para monitorar o processo de perto é saber dos requisitos. Caso o cidadão descubra que o INSS exige informações ou documentos, ele tem 30 dias para enviá-los.
O prazo sofrerá prorrogação por mais 30 dias. Caso o órgão não solicite outras medidas, o processo concluirá com as informações que já foram apresentadas ao INSS, e o benefício liberado.