Você sabia que agora existem novas regras para a aposentadoria 2024? Válidas desde 1º de janeiro, alguns modalidades poderão beneficiar várias modalidades do INSS tanto para aposentados quanto pensionistas da Previdência Social. Ficou curioso? Então confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre novas regras.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Quais são as novas regras para aposentadoria 2024?
O ano de 2024 está com novidades para aposentados e pensionistas do INSS. Isso porque há novas regras para a aposentadoria 2024, que já estão em vigor a partir de 1º de janeiro. Ou seja, é tempo de se atualizar.
Assim, dentre essas novas modalidades, o aposentado encontrará as chamadas regras transitórias: novas normas, que foram acrescentadas pela Reforma da Previdência. Em 2024, elas passam a valer.
Portanto, para garantir que você não seja prejudicado por não saber as regras, verifique abaixo tudo o que você precisa saber sobre as novas regras para a aposentadoria 2024.
- Mudança no sistema de pontos: os homens se aposentam quando atingem 101 pontos e as mulheres quando atingem 91 pontos. A novidade de 2024 é que aumentará 1 ponto para cada contribuição. Ou seja, os aposentados ou futuros aposentados receberão o benefício.
- Como realizar a contagem dos pontos do INSS? Para saber quantos pontos você possui, basta somar a idade com o tempo de contribuição. Simples assim.
O que mais mudará no INSS para 2024?
Outra alteração que o INSS e a legislação de aposentadoria já sofreu para 2024 trata do valor de pensão, e dos cálculos que os beneficiários do programa irão receber neste ano.
Simulação da Aposentadoria INSS 2024
Simulador Online Meu INSS.Assim, o valor da pensão, que se baseia-se no cálculo de 60% do valor total do pagamento da pensão para mulheres, será pago durante 15 anos de pagamento e para homens durante 20 anos é de 60%, aumentando em 2% cada ano.
Esse multiplicador pode ultrapassar 100% do salário médio de contribuição, mas o valor está limitado ao limite do INSS. Portanto, em 2023, o teto ultrapassou a marca de R$ 7 mil e deve aumentar durante este ano com o salário mínimo.
- Também há alteração na idade e tempo de contribuição para mulheres.
Assim, as mulheres devem ter 58 anos e 6 meses e pelo menos 30 anos de contribuições. Já os homens devem atingir a idade de 63 anos e 6 meses e ter pelo menos 35 anos de contribuições previdenciárias para se aposentarem.
Desta forma, o Governo Federal estipula um aumento para ocorrência da aposentadoria. Logo, homens e mulheres precisam de 63 e 58 anos, respectivamente, para aposentadoria por idade.
- Novas regras para a aposentadoria 2024 já está valendo.
O valor da aposentadoria é baseado no cálculo de que o valor total do benefício é acrescido de 60% para mulheres com mais de 15 anos de pagamento e 2% a cada ano adicional para homens com mais de 20 anos.
Além disso, esse multiplicador pode ultrapassar 100% do salário médio de contribuição, mas o valor está limitado ao limite do INSS de R$ 7.507,49 em 2023. Ou seja, mais uma alteração e essa são as novas regras para aposentadoria 2024.
O que é preciso fazer para entrar nas novas regras?
Muitos brasileiros ainda se questionam se é necessário realizar alguma atividade, ativar um botão no aplicativo ou outra forma de participar das novas regras para a aposentadoria 2024. No entanto, não é necessário.
- Todos os brasileiros podem usufruir das novas regras para a aposentadoria 2024
Ao efetuar sua contribuição mensal com a Previdência Social e o INSS, você automaticamente está dentro das novas regras, que se aplicam a todos os brasileiros. Portanto, não é preciso fazer nada.
Desta forma, a melhor dica a seguir e não esquecer de efetuar o pagamento sem esquecer. Assim, você aumenta a taxa de valores que você receberá quando se aposentar com o INSS. Novas regras para a aposentadoria 2024 são para todos.