Você já conferiu as regras da aposentadoria por idade 2024? O processo é bem simples, mas é preciso se atentar aos detalhes para não acabar fazendo algo de errado. Confira neste artigo como solicitar a sua aposentadoria!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Aposentadoria por Idade 2024
A aposentadoria por idade 2024 é um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) direcionado aos trabalhadores que contribuíram com a previdência até uma idade mínima.
Este é um dos principais benefícios do INSS, junto com as aposentadorias por contribuição, invalidez e especial, nas várias modalidades possíveis. Na hora de solicitar, o contribuinte pode escolher a modalidade mais vantajosa disponível para ele.
Mas assim como qualquer benefício da previdência, para se aposentar por idade uma pessoa precisa cumprir com uma série de requisitos.
Quem tem direito a se aposentar por idade?
As regras para as aposentadorias por idade variam um pouco dependendo de quem vai se aposentar. Os requisitos mudam dependendo de se a pessoa começou a trabalhar antes ou depois da Reforma da Previdência, em vigor desde 13/11/2019.
De forma geral, a aposentadoria antes da reforma funciona assim:
- Comprovar uma carência de pelo menos 180 contribuições;
- Idade mínima de 65 anos para homens e de 60 anos para mulheres.
Já depois da reforma:
- Ter idade mínima de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres.
- Tempo de contribuição mínimo de 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.
Pessoas que cumpriram os requisitos mínimos até o dia 12 de novembro de 2019, antes da reforma entrar em vigor, podem se aposentar com as regras antigas. Já aquelas que começaram a contribuir após a reforma devem utilizar as novas regras.
Como dar Entrada na Aposentadoria do INSS em 2024?
(Atualizado)Por fim, quem começou a contribuir antes da reforma, mas completou os requisitos mínimos depois caem no que é chamado de “regra de transição”. Essas pessoas devem cumprir os seguintes requisitos para se aposentar:
- Ter idade mínima de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres:
- Tempo de contribuição mínimo de 15 anos.
Quem se aposenta por idade só recebe um salário mínimo?
Esta é uma pergunta comum já que uma boa parte dos aposentados por idade recebe apenas o piso do INSS, que é igual ao salário-mínimo nacional (R$1.320,00).
Faça a sua Simulação da Aposentadoria INSS 2024!
O salário do aposentado do INSS depende das contribuições que ele fez para a previdência, assim como do tempo de contribuição. Também é bom ficar de olho no teto do INSS, que atualmente é de R$7.507,49.
Atualmente, o cálculo da aposentadoria utiliza a média aritmética de todos os salários, desde julho de 1994, corrigida. A partir daí, o benefício é contabilizado em 60% desse valor + 2% para cada ano a partir de determinado tempo de contribuição:
- 15 anos para mulher;
- 20 anos para homem.
Por exemplo, um homem que se aposenta com 65 anos e 40 anos de contribuição teria direito a 100% da média das suas contribuições.
No caso de quem se aposenta pela regra antiga, o salário segue um cálculo diferente. O beneficiário vai receber 70% da média dos seus 80% maiores salários + 1% para cada ano contribuído.
Como solicitar a aposentadoria por idade?
Solicitar a aposentadoria por idade 2024 é algo extremamente fácil, e você pode fazer o processo inteiro pela internet. Confira abaixo como:
- Acesse o portal Meu INSS;
- Faça login usando as credenciais da sua conta gov.br (crie uma se for necessário);
- Uma vez lá dentro clique em “Novo pedido”;
- Pesquise por “aposentadoria” e escolha o tipo;
- Siga as instruções na tela até chegar no formulário;
- Preencha todos os dados solicitados e anexe os documentos;
- Confirme as informações e faça a solicitação.
O processo é bem simples, mas é aconselhável que você busque ajuda profissional de um advogado. Não só você vai precisar enviar arquivos dos documentos necessários como ainda precisa ter certeza de que já tem direito à aposentadoria.
O processo também pode demorar bastante, levando até anos em alguns casos. Além disso, a aposentadoria pode ser negada ou vir com valores errados. Nesses casos, vai ser necessário um advogado para agilizar o processo.
É possível acompanhar a solicitação direto no Meu INSS, clicando em “Consultar Pedidos”.